top of page

B2B / B2C:

B2B - Business to Business:

O nome  associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre parceiros de negócios, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais usuais.
Portais para parceiros, extranet - são portais em que se promovem as relações entre empresas, B2B, ou entre uma dada empresa e as empresas com quem ela pretende manter relações. São, portanto, redes que unem a empresa e os seus parceiros de negócio, com o objetivo de promover a colaboração e a partilha de informação; 

Portais de terceiros ou e-marketplaces - são plataformas de intermediação que promovem a união de várias organizações compradoras e vendedoras. A negociação de produtos e serviços tem como suporte a Internet, que facilita e promove a compra online, num ambiente de muitos compradores e muitos fornecedores e/ou em ambientes mais limitados e dependentes, também, das características monopolistas, oligopolistas ou abertas dos mercados de origem das ofertas e procuras.

B2C - Business-to-Customer:

 

E o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, através da internet.

A capacidade e o potencial dos mercados eletronicos, depende de quão bem, se consiga alavancar o poder da internet para criar vantagens competitivas sustentáveis.

Comunicação instantânea: ajuda na comunicação instantânea entre os vários participantes dos sistemas de negócios. Também ajuda na redução do "time to market" para novos produtos.

Acesso Global: os produtos / serviços oferecidos através de mercados electrónicos tem um alcance global e proporcionam maior acesso aos mercados;

Personalização: ao oferecer capacidade para oferecer produtos e serviços em tempo real, a capacidade de personalizar mercadorias para as necessidades são maiores;

Aumento da disponibilidade: o e-commerce oferece uma maior disponibilidade de produtos da empresa estando disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana nos 365 dias do ano;

De-Intermediação: Ajuda na eliminação de intermediários ineficientes, oferecendo uma simplificada distribuição electrónica e diferenciação dos produtos baseados na escolha do cliente;

Consolidação e a Convergência: ajudam a uma maior consolidação e convergência, o que facilita as economias de escala, facilitando a implantação de ordens e consequentemente o seu cumprimento. Isso permite a revitalização dos produtos que agregam valor através de profundidade, contexto ou digitalização;

Colaboração: Facilita a automatização de transações electrónicas entre empresas, suporte em tempo real de troca de informações permitindo assim um processo colaborativo.

bottom of page