top of page

Governança Corporativa no Brasil

"O tsunami" vivido hoje no Brasil poderá desencadear um movimento de melhorias nos conselhos de administração das companhias brasileiras. Segundo a presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Sandra Guerra, o cenário pode servir para "tirar o sono" dos conselheiros, já que ficaram claros os riscos e consequências da má governança corporativa e a responsabilidade do conselho nesse sentido ".

"A história internacional mostrou que nos momentos de crise financeira, de escândalos corporativos, se aprofunda a consciência de quais são as consequências de não se ter uma boa governança", destacou Sandra".

Para ela, o Brasil passa por um momento crítico institucional, com descrença na governança de companhias, e que isso pode servir para "elevar a régua de todos os agentes". "Uma série de empresas está vivendo uma destruição de valor enorme e as empresas que observam isso vão claramente ser direcionadas a se preocuparem mais com o modelo de governança. O que é muito interessante nessa situação em que estamos vivendo é que é governança para valer e não governança no papel", disse.

A especialista exemplificou e afirmou que "muitas empresas envolvidas nessa situação" possuem códigos de ética exemplares. "E isso leva a sociedade a olhar de fato para qual é a governança que existe de fato, não basta ter governança no papel".

Broadcast, da Agência Estado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page